31 de maio de 2011

VERDE

Este é mais um projeto muito simples (daqueles que eu gosto muito... rsssrsr), feito ainda naqueles dias em que decidi dar uso a vários novelos sem par que eu já tinha em casa e renovar meu estoque de cachecóis e golinhas pra enfrentar as manhãs frias de outono:


O ponto é aquele mais do que conhecido das tricoteiras:

20 pontos (ou quantos quiser...)

1.a carreira: tricô

2.a carreira: 1 tricô, 1 laçada


3.a carreira: 1 tricô, derruba a laçada feita na carreira anterior (o que resulta nesses fiozinhos esticados, que formam uma espécie de rede)

Todas as carreiras assim até o fim.

No meu caso, o fim foi o término do novelo, então não ficou muito comprido. Em compensação ficou muito largo. Devia ter feito mais estreito e mais comprido. Mas como sempre só percebo isso quando estou mais do que na metade do trabalho. Ou no fim... e me nego a desmanchar...

Mas o fato é que ele ficou extremamente macio e leve e não dá nem pra sentir que está enrolado no pescoço. A não ser pelo calorzinho que transmite...

O tom de verde? Não diria que é meu favorito, um verde quase cítrico, mas ficou muito bom com blusa preta.

Este fio era sobra da minha manta ripple. Lembram dela? Quem gostar de mantas, cores e listras, dá uma olhada aqui.

Menos de 1 novelo de Fio Desejo - agulha n. 7.

Não podia deixar de dividir com vcs o conteúdo do pacote que recebi semana passada: lembram do concurso que eu e meu coelhinho vencemos no Banana Craft? Recebi o meu prêmio:




Embalados num pacote muito perfumado por um sachê vieram duas pilhinhas de tecidos, dois grellots (essas bolinhas enroladas) e um tear (que ainda não sei como usar, mas garanto que vou descobrir!)  Descobri que não é um tear, coisa nenhuma!!! rsrsrsr Trata-se de um daqueles suportes pra colocar carreteis de linha... sem comentários... rsrsrs
A Dani, do Banana, me pediu que tirasse uma foto pra ela mostrar lá blog. Então resolvi mostrar aqui também! Obrigada, Dani, e obrigada Lu Gastal! Adorei ter participado!

O que me resta agora é desejar que todos tenham um ótimo meio de semana, cheio de tudo o que vc mais curte fazer neste frio! brrrrrr...

23 de maio de 2011

No outono...

... entre outras tantas coisas, sempre tenho vontade de fotografar o céu de fim de tarde. Que cores! (Esta foto eu tirei hoje, do meu quintal. Nada mal pra uma segunda-feira, não?!)

... e de tricotar! Por incrível que pareça, não tenho nenhum projeto começado em crochê. Mas vários em tricô!! Que delícia sentar no sofá, cobrir as pernas com uma mantinha e tricotar! Hummm... sonho com isso o dia todo enquanto estou no trabalho!




Uma pena que estas fotos não fazem jus à beleza desse tom de rosa antigo do fio Desejo, nem à delicadeza desse ponto... Mas acabei tendo que tirá-las à noite antes de serem embrulhadas e seguirem para o seu destino: esquentar uma mocinha de apenas 3 meses.


É um gorrinho no Ponto salpicado. Lindo e delicado - receita: aqui.


Já fiz outro dele anos atrás, num rosa-bebê. Vejam aqui.


Segui a receita, com 80 pontos em agulha de tricô 3,5. Fio Desejo.


Para as diminuições do gorro, usei esta receita da Vicky. Que saudades dela!!


Achei que o tamanho ficou bom: nem muito pequeno, nem muito grande. Acredito que poderá ser usado o inverno todo! No topo, fiz um I-cord, que eu adoro! Veja como fazer aqui. (Acho que ainda estou devendo um post ensinando a fazê-lo... Vcs gostariam?)


E para acompanhar (porque sempre gosto de fazer um conjuntinho), fiz minhas luvinhas preferidas: as da Sandra, do Tricô e mais Tricô. O problema é que não existe mais o link para a página em que ela postou a receita dessas luvas! Graças a Deus eu tenho a receita impressa. Santo papel!! Mas vou falar com ela e tentar ver qual a melhor forma de recuperarmos essa preciosidade. Então indicarei aqui.


Para os punhos, usei agulha 3,5 e depois mudei para agulhas 4 - assim o punho fica mais apertadinho do que o restante.


E aqui, um dos meus trabalhos em curso, numa combinação de cores pra lá de estimulante:



Estou numa fase cinza. Vcs vão logo perceber!!


Uma excelente semana! De céu azul e ventinho frio. E muito tricô! :)

14 de maio de 2011

Esquentando os pequeninos...

Passei pra dividir com vcs mais uma receita traduzida! Casaquinho de crochê:


A foto não ficou lá essas coisas pq foi tirada à noite...
O modelo é bem básico, mas o que eu adoro nessa receita é o fato de ser muito adaptável: dá pra variar o tamanho, fazer listras, variar na quantidade e tipo dos botões! Sem contar a rapidez!

Este fiz há algumas semanas pra um priminho de 2 anos. E aí está meu grande problema com as peças feitas à mão: acertar o tamanho! Não encontro muitas receitas bacanas pra tamanhos maiores do que 2 (em tricô há muitas, mas eu nunca me arrisquei a tentar... tenho um medo danado de decotes e cavas...). Esta mesmo é pra 6 a 9 meses. Tive que adaptá-la bastante pra chegar ao que queria e isso dá um trabalhão!



Feito com agulha 3,5 e fio Desejo - neste azul-jeans maravilhoso (como tive que aumentar bem o tamanho, achei que esse fio deixou a peça um pouco mole demais - prefiro mais encorpada - por isso adorei o que fiz ano passado com a Premium, que está logo a seguir):

Aqui, também com agulha 3,5 e fio Premium azul-claro (é encorpado e macio ao mesmo tempo! recomendo!). Este também com tamanho pra quase 3 anos, que foi feito pra um dos meus sobrinhos no inverno passado:





Eu e a fita métrica: momentos de tensão! Acho a coisa mais difícil conseguir chegar ao tamanho desejado... mas eu tento: sempre tiro as medidas da pequena criatura antes de começar o trabalho.

As medidas destes dois são, em média:

altura: 30 cm

largura: 25 cm

comprimento das mangas: 30 cm

Bom, acho que podemos ir ao que interessa: a receita!

Enviei um e-mail para a autora no ano passado pedindo permissão para publicar a tradução, mas ela acabou não me respondendo. Então tentei novamente este ano e ela me enviou um simpático e caloroso "Yes!". O bacana é que o blog dela é todo voltado para doações a bebês necessitados: ela desenvolve as receitas e faz montes de peças para doação! A proposta dela é que a gente faça pelo menos uma doação para cada peça que vamos fazer como presente.

Receita original: aqui.

Passo a passo com fotos: aqui.

Casaquinho de crochê (Kelly´s sweater)


Pa = ponto alto
Pb = ponto baixo
Corr = correntinha

Comece com 50 corr.

Carr 1: 1 pa na 4.a corr a partir da agulha e nas próx. 4 corr; faça 3 pa na próx. corr (os 3 ptos na mesma corr – formam um "canto"), depois pa nas próx. 6 corr, de novo 3 pa na próx. corr, e pa nas próx. 12 corr; 3 pa na próx. corr, pa nas próx. 6 corr, 3 pa na próx corr, pa nas últimas 14 corr. Faça 2 corr para virar.

Carr 2 a 7: pa em cada ponto da carr. anterior, fazendo 3 pa no centro de cada grupo de 3 pa ("canto"). Faça 2 corr para virar.

Carr 8: faça 1 pa em cada ponto até o primeiro “canto” (grupo de 3 pa), então faça 5 corr, e “vá” até o ponto central do segundo “canto” – então faça pas até chegar ao ponto central do terceiro “canto”, faça 5 corr, pa no centro do quarto “canto” e continue fazendo pa até o final da carreira. (esta carreira é a que forma as cavas – no post original do blog Bella Bambina há um link “How to make armholes” = “como fazer cavas”: aqui!) - Atenção: nesta parte é que eu fiz o meu aumento, para que a cava e a largura do casaco ficasse maiores. Acho que acrescentei uns 6 pontos no total.

Carr 9 a 19: 2 corr para virar, e faça pa em cada ponto da carr anterior até o final (no final da carr 19 faça 1 corr para virar)

Finalização das bordas do casaco: faça pontos baixos em toda a volta da parte da frente do trabalho, fazendo as casinhas de botão onde vc preferir (casinhas = 1 pb, 3 corr, 1 pb no mesmo ponto baixo do início)
Continue fazendo pb no decote e em toda a volta do casaco. Arremate.

Mangas: o trabalho vai estar arrematado, então vc vai unir o fio novamente a partir do ponto central na parte de baixo da abertura para a cava e fazer pas circularmente, acompanhando a circunferência da cava.
Faça 10 carr de pa e termine com uma carr. de pb.

Pronto!


***************************************************
Pra ver minhas outras peças inspiradas nesse mesmo blog e mais dicas pra esse modelo, dê uma espiada aqui e aqui.

Acho que este final de semana será perfeito pros nossos crochês... Aliás, já está sendo... Inté!

P.S. (27.8.12): Para ver dois modelinhos femininos para recém-nascido, veja aqui.