E poucas receitas poderiam ser tão fáceis: quadradinhos unidos conforme se vai crochetando (usei, como sempre, o método Join-as-you-go, que eu aprendi com a Lucy) e algumas franjinhas. Muito aproveitado neste fim de inverno!
Bom, como recebo sempre muitos comentários e e-mails sobre o método que eu uso pra unir os quadradinhos, fui fotografando o passo a passo. Mas lembrem que há um post aí, na minha barra lateral, explicando também!
Então, vamos a elas?
Vc vai crochetar o primeiro quadradinho até o final e arrematá-lo normalmente (são 3 carreiras apenas). É a partir do segundo que vc vai começar a uni-los. Na foto abaixo, eu já tinha unido alguns, mas vc vai começar a fazer isso a partir do segundo.
Então, no segundo quadradinho, faça as 2 primeiras carreiras normalmente (rosa-chá e roxo na foto abaixo). Na 3.a carreira (cor creme), vc vai crochetar dois lados e, quando chegar no canto (onde está enfiada a agulha), vc fará o primeiro grupinho de 3 pontos altos, que forma o canto do quadrado:
Agora vc chegou no momento de unir: terá que fazer 1 ponto baixíssimo ligando o canto do seu quadradinho incompleto com o canto do quadrado (no espaço formado pelas 2 argolinhas) que já estava pronto. Veja de perto:
É esse ponto baixíssimo (onde está a agulha) que forma o "elo" entre os dois quadrados. Então vc vai continuar fazendo o outro grupo de 3 pontos altos, que forma o canto do seu quadradinho. Certo? Veja abaixo:
Aqui, na próxima foto, o canto já formado (2 grupos de 2 pa e 1 ponto baixíssimo no meio deles - que uniu os dois quadrados). Então é hora de fazer outro "elo" de união: outro ponto baixíssimo no espaço do outro quadrado formado por 1 correntinha:
Assim vc vai seguindo até chegar ao próximo "canto": sempre fazendo 1 ponto baixíssimo em cada espaço de 1 correntinha. Vejam como os grupos de 3 pontos altos ficam "alinhados", certinhos uns com os outros:
Na foto acima, já chegamos ao 2.o canto - feito do mesmo modo que o 1.o: 1 ponto baixíssimo no espaço formado pelas 2 correntinhas. Depois, é só terminar a carreira final normalmente, como na foto abaixo:
No caso deste cachecol, só precisamos unir um dos lados do quadrado, o que é bem mais fácil. No caso de mantas ou toalhinhas, em que há 4 ou mais squares, é preciso ligar 2 lados, como no exemplo do post na barra lateral, o que requer um pouquinho mais de prática.
Este método é o melhor na minha opinião e o que fica com o acabamento mais perfeito. Mas há várias outras maneiras de unir quadradinhos depois de prontos. Pra quem não tem muita experiência com eles ainda, acho que o mais fácil seria fazer isso depois de todos prontos.
Também recebo muitas perguntas sobre como fazer a troca de cores no crochê. Prometo que vou fazer um post sobre isso. Mas como meu método não está longe de ser perfeito, prefiro aperfeiçoá-lo um pouco antes de passar adiante...
O que usei é o tipo mais simples de square e vc pode ver o gráfico aqui. Mas há inúmeras opções se vc procurar pelo Google (e mesmo aqui no blog). Em forma de gráfico (que eu adoro!) ou por escrito. Este eu já sei de cor, então acabo usando sempre!
A Sônia dá várias receitas e gráficos desses quadrados neste post e ensina umas técnicas muito interessantes pra aperfeiçoá-los. Estou testando esses métodos ainda. Depois conto o que achei! Mas pra quem quer aprender, o Falando de crochet é uma excelente fonte de consulta!
Ufa! Um post longo. Mas espero que tenha valido a pena.
Bons e lindos crochês!