23 de outubro de 2010

Mais duas

De início uni estes quatro quadradinhos pensando em fazer mais uma toalhinha de cozinha. Mas olhando bem pra eles, achei que tinham potencial pra algo mais...

Sim, uma almofada!!
Fui fazendo mais carreiras em torno dos quatro quadrados iniciais até chegar ao tamanho dos recheios de almofada que eu já tinha. E então, mais uma parte igualzinha a esta e pronto!
Pronto?! Ainda não! Ela precisava de uma companheira:
Agora, sim!! Mais um par de capas de almofada pro meu sofazinho da janela:
Não sei se vcs lembram das outras capas que eu fiz, aqui. Gostei do resultado, mas errei na escolha do fio: fiz com o Desejo, que é lã; elas ficaram pouco firmes e os fios foram ficando meio puxados e com bolinhas ao lavar e serem usados, sabem? Desta vez usei o fio Bella e o resultado é muito melhor: mais durinhas e certamente com menor probabilidade de criar fiapos e bolinhas.

Gostaram das combinações de cores? Minha preferida é esta, com toda certeza! E achei que ficaria perfeita numa manta de bebê, não? Como ela ficou bem pastel, achei depois que deveria ter feito a outra nesse estilo também... mas agora Inês é morta...
Para o fechamento, desta vez fiz um pouco diferente, usando as dicas da Jacquie, do Bunny Mummy (um blog delicioso, que tenho lido diariamente!): terminei com 2 carreiras de pontos baixos e fiz casinhas para os botões: 5 ao todo, mas teria de ser mais, porque ainda ficaram espaços grandes entre eles:

Naquelas primeiras almofadas, usei os próprios vãos do crochê para enfiar os botões, sem casinhas, coisa que não aconselho, pois os botões saem das "casas" o tempo todo! Do modo como fiz agora os botões ficam onde têm que ficar.



A receita dos squares é a minha preferida de todos os tempos: Summer Garden Granny Square, da Lucy.Bom, agora é o momento de saber o que vcs acharam. Não preciso dizer que essa parte pra mim é uma das preferidas!

Inté!

16 de outubro de 2010

Criancices

Atrasada para o Dia das Crianças, é verdade...

... mas não podia deixar de mostrar alguns detalhes coloridos desse dia:


Fiz uma mesinha só pra elas. Cupcakes fresquinhos, balinhas e chocolates.

Este elefantinho de feltro eu fiz para um dos meus sobrinhos, que adora elefantes!



Encontrei o molde na net. Está no Flickr: aqui. Recheei com manta acrílica e um guizo, como sempre. Ficou fofo!

Para o rabinho, fiz uma trança com 3 fios de Bella, dei um nó e costurei por dentro.


No feriado chuvoso claro que teve também crochê. Não tanto quanto eu gostaria, mas deu pra terminar isto aqui:



Agorinha, pra falar a verdade, já está no lugar onde devia, olhando pra mim...
Bom fim de semana! E bons trabalhos!

2 de outubro de 2010

Sem abacaxis, por favor!

Há tempos estava querendo uma toalha de crochê redonda pra minha mesa da cozinha, mas não encontrava uma receita, digamos, simples, sem abacaxis ou cachos de uva ou jardins inteiros de rosas; sem nenhuma ofensa, mas não faz muito o meu estilo... Até que:

... Encontrei esta pequena maravilha, um Granny Circle, nas minhas andanças pelo Ravelry. Fiquei tão, tão contente, porque adoro coisas circulares assim, pra toalha, tapete etc. E por tanto tempo eu procurei pra fazer os tapetes do meu banheiro e também toalhinhas pra sala... Mas sempre é tempo!


Estes fios são deliciosos: Rayontex, um barbante bem fininho e perfeito pra trabalhar! Quero ter vários de cada cor no estoque!! Fica muitíssimo macio e o visual é excelente. Um tanto rústico, mas fino ao mesmo tempo. Aqui, trabalhei com dois fios juntos e agulha 3,5.
Laranja e amarelo não são definitivamente minhas cores favoritas. Aliás, estão longe disso. Mas queria mudar um pouco e elas me pareceram perfeitas para a cozinha.
A receita original é de capa para almofada, sim, circular, uma ótima pedida! Vejam em inglês aqui. E não deixem de ver todas as outras combinações de cores de "mandalas" aqui. Lindas! Ah, e também não desanime quanto ao fato de ser em inglês!
É um padrão muito simples e tudo o que vc precisa saber para executá-la, basicamente, é:
Ch = correntinha
round = carreira
Slip stitch = ponto baixíssimo
join = fechar, unir
treble = ponto alto (termo britânico para o "dc", ou "double crochet", americano)
Cluster = grupinho de 3 pontos altos juntos.
Para a borda, queria alguma coisa delicada. Tentei mais de um ponto e cheguei a este, um pouco arredondado, como eu queria:
Pode ser usado pra qualquer borda, com agulha e fio bem finos também. É só fazer assim:
Na última carreira do trabalho, faça uma carreira toda de pontos baixos, para servir de base para a borda.
Depois: 1 correntinha, no próximo ponto 1 pb, 1 mpa, 1 pb, então ponto baixíssimo nos próximos 2 pontos (vc pode variar a quantidade de pontos baixíssimos entre uma ondinha e outra, dependendo do efeito que desejar - eu fiz com 2.). Continue assim por todo o contorno.
Veja abaixo bem de perto: o que forma o biquinho é "1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 1 ponto baixo"; entre esses biquinhos ficam os pontos baixíssimos, que serão a "parte baixa" do desenho:

E esse pequeno pedaço de barbante trabalhado deixou minha cozinha mais feliz!
Bons crochês!