11 de julho de 2010

Como emendar squares

Para não perder o fio da meada, pensei que esta seria a melhor hora para mostrar como eu emendo os meus squares. Já que acabei de postar a minha manta e muitas pessoas me pedem pra contar como se faz as emendas.

Aproveitei pra fotografar o projeto que eu estava emendando ainda ontem à noite:


Mas aviso: não é um tutorial perfeito como o da Lucy, AQUI, nem tive essa pretensão, porque é muito mais difícil de fotografar o passo a passo do que eu pensava. Mostrar os pontos bem de perto enquanto estão sendo dados é tarefa dura! Ainda por cima, fiz isso à noite.

Espero que sirva para ao menos guiar o "trajeto" que norteia o método "join-as-you-go" ("unir enquanto faz"). Mas aconselho que vejam cada foto do tutorial da Lucy - este, sim, perfeito, e com o qual eu aprendi o método. Mesmo que vc não entenda o que está escrito, acho que depois de ler este, tudo ficará mais claro.

Em primeiro lugar, tenho que dizer que é aconselhável que vc já esteja acostumada a fazer squares; isso certamente vai ajudar porque vc já estará habituada aos cantos e espaços.
Caso vc não esteja ainda acostumada com eles, seria melhor tentar algum outro método de emendá-los já prontos. Neste aqui os squares são emendados à medida que vc faz a última carreira, o que requer um pouco mais de habilidade. Nos outros métodos, vc vai fazendo os quadrados, pilhas e pilhas, e depois emenda tudo (o que também é divertido e que a Lucy explica AQUI).

Bom, primeiro, vc vai fazer um square e deixá-lo pronto, arrematado (ele não aparece nas minhas fotos pq eu já estava com o trabalho emendado em andamento).
No segundo square, vc vai trabalhar normalmente em todas as carreiras, até chegar à última (no meu caso, as carreiras brancas). Nela, vc vai crochetar como sempre até chegar ao primeiro canto:
E então vai começar a união: vc vai substituir as duas correntinhas que faria no canto por um ponto baixíssimo, feito no espaço do canto do square a que este vai ser unido (veja na foto abaixo).
Repare no ponto que está na agulha: é o ponto baixíssimo - com isso o seu square ficou já ligado com este ponto ao square pronto.
Então vc vai fazer os 3 pontos altos que faria normalmente (e que formam o canto completo) e vai fazer novamente um ponto baixíssimo no próximo espaço do outro square:
Agora vc uniu os squares com dois pontos baixíssimos (sendo que este segundo foi dado no espaço entre os dois grupos de pontos altos, abaixo):
E assim sucessivamente: vc sempre vai substituir a correntinha que faria entre os grupos de 3 pontos altos por 1 ponto baixíssimo:
Aqui, na foto abaixo, já chegando ao próximo canto do square: e mais uma vez, substituir as duas correntinhas que faria por 1 ponto baixíssimo:

A partir daí, é só continuar os outros lados do quadrado crochetando os grupos de pontos altos e correntinhas normalmente (isso só é alterado quando há a união).

Agora, a segunda parte, um pouco mais complicada, é quando vc já está fazendo o trabalho e tem que unir o square com dois outros squares (como na foto abaixo).
Então o processo é o mesmo, mas agora vc vai dar 1 ponto baixíssimo no espaço do canto do quadrado acima do que vc está emendando (que é o que tem miolo pink, abaixo, onde a agulha está enfiada já com o ponto nela):
Então vc vai perceber que falta ainda unir o seu quadrado ao que está ao lado dele (na foto acima, o de miolo amarelo, à esquerda).
E vai fazer outro ponto baixíssimo no espaço do canto desse square ao lado também:
E continua fazendo o grupo de 3 pontos altos que forma o canto completo, abaixo:

E vai chegar ao outro espaço entre os grupos de pontos altos, em que vc vai dar 1 ponto baixíssimo, como fez com todos os outros. E assim sucessivamente, dando a volta toda.
Veja abaixo como devem ficar as duas laterais unidas e a agulha pronta pra continuar a última lateral, fechar o quadrado e arrematar:

Ufa! Não foi fácil escrever isso! E infelizmente acho que não ficou muito claro para quem nunca fez... Mas acho que de todo modo pode servir de base, ao menos, e de complemento para o tutorial da Lucy.
Outra dica é pegar o trabalho, sentar na frente do computador e ir acompanhando as fotos e o seu trabalho ao mesmo tempo. Sempre faço isso e dá certo!!
Esse método serve para qualquer tipo de square. O meu é o Summer Garden, AQUI.
Quanto a essa combinação de cores que estou amando, falo no próximo post!´
...............
P.S.: outro breve tutorial (mais simples) para emendar squares para um cachecol fiz AQUI.

17 comentários:

Sônia Maria disse...

Olá, Claudia!
Seu trabalho está lindo e o passo-a-passo de como emendar squares excelente. Adorei!
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Arte com Fios e Cia disse...

Olá Claudia!!!

Bom dia!
Já conhecia seu trabalho, mas não tinha feito meu blog ainda. Agora que fiz o meu pude me tornar sua seguidora.
Amei a manta q vc fez, e as cores estão lindas.
Esse PAP com certeza ajudou bastante pra entender como se faz.
Fiquei super empolgada em fazer uma, tenho algumas linhas e muita lã sobrando. Estou pensando em fazer uma manta pro sofá da sala. Não tive tempo de ver se vc fez ou tem algo assim aqui no teu blog.
Vou xeretar mais um pouco, rsrs

As coisas q a Lucy faz realmente são de babar, são trabalhos lindissimos e como ela tb gosto do colorido, rs.

Obrigada por compartilhar e ensinar um pouco do q faz.
Parabéns e q Deus te abençoe.
Beijos
Débora

Márcia disse...

Eu achei esse método muito bom. Me atrapalho um pouco no começo mas depois vai que vai. Que trabalho lindo vai sair daí, heim?! Beijão!

Ana Luiza disse...

Amei as cores! E esse seu tutorial me lembrou minha infância, sabia? Cresci vendo minha mãe fazer e unir esses "quadradinhos", e a sensação que tinha então é a mesma de agora, vendo seu trabalho: "Como ela consegue fazer isso?"... Beijo grande!

Lis Faino disse...

Que trabalho lindo, Claudia! A colcha azul ficou maravilhosa. Adoro azul.
Eu não entendi muito bem como você fez os bloquinhos sem as correntinhas no meio. Você fazia o bloquinho de 3 e saltava para o próximo espaço se fazer nenhuma corrente, simplesmente começa outro bloco? Não faz nem uma pra fechar o bloquinho? Como sou novata fico confusa, hehehe. Não sei se lembra de mim, te enviei um e-mail perguntando sobre escolha de linhas... sempre volto aqui. Aliás tenho um link no meu blog pra cá. :D

disse...

Perfeito, Claúdia, como vc diz, tenho que sentar na frente do computador e com as fotos abertas e o trabalho em andamento, tentar fazer. A minha mãe morria de me explicar mas nunca fiz com ela então não sei.
Mas valeu, ficou super bom seu PAP:))
bjinhos

Marico disse...

Claudia, obrigada pelo tutorial. Seu trabalho está ficando maravilhoso, adorei as cores.
bjs

Marcia Quadrado disse...

Ficou ótimo, bem explicado e fotos lindas.

Bjs,
Marcia Quadrado

Unknown disse...

Oi, vim conhecer o blog e adorei.A manta ficou divina, esses trabalhinhos de squares são o máximo, adoro fazer.
beijos
ja estou te seguindo, porque Amei estar aqui.

Beti Copetti disse...

Não conhecia esta técnica de ir emendando enquanto faz os quadradinhos. ´E bem prática, né? Raramente faço croché, mas gostaria de ter mais tempo pra isto. É um lindo trabalho! E portátil!!! ;-)

sandra santos disse...

oi Claudia, casualmente postei um square que aprendi no blog da July e não sabia como unir, vim pesquisar no google e achei seu PAP, amei e a noite quero ver se faço outro quadrado para seguir tuas dicas. bjos e obrigada sandra

Unknown disse...

Sou fã da Lucy e penei para aprender a fazer os quadrados dela mas nao conseguia aprender a uni-los, por nao saber ingles, agora ficou tudo muito claro e mais facil, obrigada amiga, vc foi genial!

TATHIANA disse...

Oii Claudia,
Muito lindo seu blog! Dicas super úteis pra quem tá começando.
Estou aprendendo a fazer croche e estou apaixonada pelos squares. Que linha você está usando nesse post? Qual a melhor linha pra fazer squares de croche?
Bjos

Cida Reis disse...

Olá,Claudia, adorei o seu blog, coloquei o seu PAP no meu blog, vc me ajudou a dar uma continuidade nos squares que fiz.Me desculpe pela ousadia de postar oseu blog, qq problema me avise.
Visite o meu blog http://baudonacoisinha.blogspot.com/
Bjkas, fique com Deus, parabéns!!!!

Tânia disse...

Olá, Claudia!
Procurando como emendar squares no Google, encontrei o seu blog e gostei muito das suas postagens. Estou te seguindo e, se você quiser conhecer o meu cantinho, será um prazer recebê-la.
Grande abraço, Tânia.

teardesonhosbytania.blogspot.com

Callixtah Crochês disse...

Estou adorando seu blog, parabéns pelos lindo trabalhos!!!

Callixtah Crochês disse...

Estou adorando seu blog, parabéns pelos lindo trabalhos!!!