27 de julho de 2010

Moebius

Eu e o tricô...
O tricô e eu...

sob o sol de uma manhã de domingo...
Pra mim poucas coisas são comparáveis a essa!! :)
Mas vamos ao produto final:
Uma golinha torcida, do tipo Moebius. Um falso Moebius, na verdade, porque o verdadeiro é feito torcido desde o início, já na confecção, e não apenas costurando um dos lados no final, como eu fiz.
Bom, eu queria uma gola torcida, estilo as tantas maravilhosas que vi no Ravelry, mas não tive paciência de aprender a tal Moebius. Então tentei fazer em crochê, mas não deu certo com este fio. Ahhhhhhhhhhhh, pausa! o fio!
Lindo, macio, divino: Bacio, da Aslan!
Como ele tem esse trabalho de pelotinhas, não funcionou com o crochê, porque eles ficaram todos amontoados numa sequência. Então o jeito foi tentar mesmo em tricô.
Coloquei 20 pontos nas agulhas 7 e trabalhei em meia no direito e tricô no avesso (pensando em deixar aparecendo apenas em meia...). A esperta aqui não se deu conta de que quando ele fosse torcido iria aparecer o tricô também... sem comentários!! rsrsrsssrs
Bom, tricotado o retângulo, foi só unir os lados de modo torcido: aqui tem um esquema para costurar esse tipo de gola parecido com o que usei. Costurei com linha de costura comum e agulha grossa, porque não consegui fazer isso usando a própria lã, que não passava no buraco da agulha de jeito nenhum.
O problema é que não gostei tanto do resultado final quanto dos momentos de ir trabalhando com ele... Deveria ter feito com dois fios, pra encorpar mais, ou talvez ter trabalhado com agulhas menores, ou ter torcido mais uma vez, não sei. Sei que o caimento não me agradou muito, pois ficou mole, apesar de o fio por si só enfeitar qualquer visual. Vamos ver se vou usar...
Mas como sou persistente, fiz mais uma, corrigindo esses pequenos deslizes... e ficou muito, muito melhor (claro que vou mostrá-la pronta, mas por enquanto só uma olhadela):

E andei fazendo também um trabalho delicioso usando uma combinação querida: verde e azul, que mostro logo, logo:


Muitas cores por aqui, não?! Eu gosto!
Bons tricôs!

21 de julho de 2010

Tricô, eu?!

Hummmm... fazia tanto tempo que eu não tricotava...
acho que pelo menos um ano, dá pra acreditar?!
Agora, aqui estamos nós, nos encontrando de vez em quando, eu e as agulhas...
E tem sido booooommm!

15 de julho de 2010

Cores e sabores

Faz tempo que eu estava pensando em combinar essas cores: rosa, laranja e amarelo.

Então uni 12 squares e fiz uma borda com 3 carreiras de pontos baixos. Simples assim. E tenho uma toalhinha para a cozinha.

Tenho também um bolo de mexerica (fresquinhas, vindas da nossa chácara, aliás). Receita divina da Judy, aqui.

Fio Bella, ag. 3,5 mm.

Summer Garden Square, da Lucy.

E vejam o que mais essas cores juntas podem fazer aqui e aqui.

Minha inspiração veio das lindas toalhinhas de bandeja da Nilda.

Não dá uma vontade danada de ir experimentando as cores e fazendo mais?

Tempo de laranja, de mexerica, de crochê!

Inté!

11 de julho de 2010

Como emendar squares

Para não perder o fio da meada, pensei que esta seria a melhor hora para mostrar como eu emendo os meus squares. Já que acabei de postar a minha manta e muitas pessoas me pedem pra contar como se faz as emendas.

Aproveitei pra fotografar o projeto que eu estava emendando ainda ontem à noite:


Mas aviso: não é um tutorial perfeito como o da Lucy, AQUI, nem tive essa pretensão, porque é muito mais difícil de fotografar o passo a passo do que eu pensava. Mostrar os pontos bem de perto enquanto estão sendo dados é tarefa dura! Ainda por cima, fiz isso à noite.

Espero que sirva para ao menos guiar o "trajeto" que norteia o método "join-as-you-go" ("unir enquanto faz"). Mas aconselho que vejam cada foto do tutorial da Lucy - este, sim, perfeito, e com o qual eu aprendi o método. Mesmo que vc não entenda o que está escrito, acho que depois de ler este, tudo ficará mais claro.

Em primeiro lugar, tenho que dizer que é aconselhável que vc já esteja acostumada a fazer squares; isso certamente vai ajudar porque vc já estará habituada aos cantos e espaços.
Caso vc não esteja ainda acostumada com eles, seria melhor tentar algum outro método de emendá-los já prontos. Neste aqui os squares são emendados à medida que vc faz a última carreira, o que requer um pouco mais de habilidade. Nos outros métodos, vc vai fazendo os quadrados, pilhas e pilhas, e depois emenda tudo (o que também é divertido e que a Lucy explica AQUI).

Bom, primeiro, vc vai fazer um square e deixá-lo pronto, arrematado (ele não aparece nas minhas fotos pq eu já estava com o trabalho emendado em andamento).
No segundo square, vc vai trabalhar normalmente em todas as carreiras, até chegar à última (no meu caso, as carreiras brancas). Nela, vc vai crochetar como sempre até chegar ao primeiro canto:
E então vai começar a união: vc vai substituir as duas correntinhas que faria no canto por um ponto baixíssimo, feito no espaço do canto do square a que este vai ser unido (veja na foto abaixo).
Repare no ponto que está na agulha: é o ponto baixíssimo - com isso o seu square ficou já ligado com este ponto ao square pronto.
Então vc vai fazer os 3 pontos altos que faria normalmente (e que formam o canto completo) e vai fazer novamente um ponto baixíssimo no próximo espaço do outro square:
Agora vc uniu os squares com dois pontos baixíssimos (sendo que este segundo foi dado no espaço entre os dois grupos de pontos altos, abaixo):
E assim sucessivamente: vc sempre vai substituir a correntinha que faria entre os grupos de 3 pontos altos por 1 ponto baixíssimo:
Aqui, na foto abaixo, já chegando ao próximo canto do square: e mais uma vez, substituir as duas correntinhas que faria por 1 ponto baixíssimo:

A partir daí, é só continuar os outros lados do quadrado crochetando os grupos de pontos altos e correntinhas normalmente (isso só é alterado quando há a união).

Agora, a segunda parte, um pouco mais complicada, é quando vc já está fazendo o trabalho e tem que unir o square com dois outros squares (como na foto abaixo).
Então o processo é o mesmo, mas agora vc vai dar 1 ponto baixíssimo no espaço do canto do quadrado acima do que vc está emendando (que é o que tem miolo pink, abaixo, onde a agulha está enfiada já com o ponto nela):
Então vc vai perceber que falta ainda unir o seu quadrado ao que está ao lado dele (na foto acima, o de miolo amarelo, à esquerda).
E vai fazer outro ponto baixíssimo no espaço do canto desse square ao lado também:
E continua fazendo o grupo de 3 pontos altos que forma o canto completo, abaixo:

E vai chegar ao outro espaço entre os grupos de pontos altos, em que vc vai dar 1 ponto baixíssimo, como fez com todos os outros. E assim sucessivamente, dando a volta toda.
Veja abaixo como devem ficar as duas laterais unidas e a agulha pronta pra continuar a última lateral, fechar o quadrado e arrematar:

Ufa! Não foi fácil escrever isso! E infelizmente acho que não ficou muito claro para quem nunca fez... Mas acho que de todo modo pode servir de base, ao menos, e de complemento para o tutorial da Lucy.
Outra dica é pegar o trabalho, sentar na frente do computador e ir acompanhando as fotos e o seu trabalho ao mesmo tempo. Sempre faço isso e dá certo!!
Esse método serve para qualquer tipo de square. O meu é o Summer Garden, AQUI.
Quanto a essa combinação de cores que estou amando, falo no próximo post!´
...............
P.S.: outro breve tutorial (mais simples) para emendar squares para um cachecol fiz AQUI.

6 de julho de 2010

Minha m.a.n.t.a de squares!

Mal posso acreditar no motivo que me traz aqui hoje: terminei minha manta azul de squares!!!

A satisfação é imensa porque, afinal de contas, eu estou com ela na agulha desde pelo menos novembro do ano passado, quando mostrei uns detalhes dela pra vcs aqui, lembram?!

A demora se justifica pelo fato de eu gostar de ficar com vários projetos em andamento ao mesmo tempo, porque um trabalho como este pra mim é cansativo e sempre vou intercalando outros tantos.
Então ia fazendo um square aqui, outro ali, bem ao sabor do vento... que me trouxe até junho deste ano, que foi quando eu a terminei! ufa!

Ela é especial porque foi minha primeira experiência maior com squares e uma das minhas primeiras paixões avistadas no blog da Lucy, que revolucionou minha vida e minha maneira de ver o crochê.

Para unir os squares, usei o método "Join-as-you-go" (que seria, numa tradução aproximada, "unir conforme vai fazendo"), que aprendi com mais este tutorial fabuloso da Lucy e que nunca mais vou abandonar... (isto merece um outro post, em que eu prometo dar dicas de como fazê-lo).

O fio que usei foi o Bella, em três diferentes tons de azul. Infelizmente, não anotei quantos novelos foram usados, mas acredito que uns 4 dos azuis mais claros e talvez 2 do azul-marinho, que só foi usado nas bordas.
A escolha do fio não foi nada fácil e fiquei debatendo o assunto com várias pessoas, como a Márcia, querida do Mitricot, que também estava se iniciando no mundo maravilhoso das mantas de crochê e que também não sabia o que usar. Fomos testando diferentes fios e diferentes agulhas até chegar no que queríamos.
Bom, o que tenho a dizer é que não faria de novo com linha, mas sim com lã. Eu optei por linha porque queria uma colcha pra ser usada na cama do meu filhote, não para cobrir exatamente. E achei que a lã dava um ar muito pesado. Além disso, caso ela fosse usada para cobrir, não daria alergia nem ficaria pesada demais no tempo de calor.
Hoje, porém, eu usaria a Desejo ou a Harmonia. O difícil é encontrar cores num estilo degradê, como eu queria. Ah, Debbie Bliss, vc era tudo o que eu queria, meu sonho de consumo, mas vamos e venhamos: a R$ 26,00 o novelo fica difícil, não?!
Aliás, outro ponto a ser dito: a escolha das cores. Eu gostei muito do resultado, mas na verdade adoraria ter feito uma muito colorida, como as da Lucy. Confesso que tive medo. Não sou boa para experimentar cores e acabo sempre preferindo as combinações mais fáceis. Mas aviso que estou fazendo novas tentativas e adorando algumas misturebas que prometem!
Abaixo, uma parte da manta que me fascinou, as bordas:
Sim, eu amei fazer essas bordas, por mais cansativo que pareça. É uma delícia! Tentei a primeira vez com correntinhas entre os grupos de 3 pontos altos, mas fica embabadado! A diferença é enorme! Então desmanchei tudo e recomecei sem nenhuma correntinha entre eles, e tudo deu certo! Fica aqui o aviso!

Vi vários tipos de borda para o acabamento, mas me encantei de início com esta, que na verdade é das mais simples, mas que na minha opinião era mais "masculina", condizente com um rapazinho de 8 anos.
Sim, foi uma loooonga sessão de fotos!!!

Fio Bella, Pingouin. Agulha de crochê 3,5 mm.

Receita básica de square encontrada na net.
Inspirada numa das maravilhosas e coloridíssimas mantas da Lucy.


E aqui, uma foto não tão boa, porque não há muita claridade, mas boa o bastante pra vcs a verem no seu hábitat: a cama do meu filhote:

(detalhe: sim, são as mãos dele na lateral direita, prestes a se jogar nela e querer aparecer nas fotos a todo custo!! rsrsrsrsr)

Espero que tenham curtido o resultado após me ouvirem falar dela por tanto tempo... e obrigada por me acompanharem na jornada!

Bons e coloridos crochês!