30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

Sempre adorei retrospectivas. Choro feito louca vendo o que aconteceu de bom e de ruim durante o ano na tv, nas revistas, ou ouvindo alguém contar seu próprio balanço. E gosto de ver as coisas organizadas seguindo algum critério, algum tema. Se tiver fotos, então, perfeito!


Pois bem. Tinha pensado em fazer algo do tipo com o blog, mas não tinha nada concretizado. Eis que, em total sintonia (eu humildemente diria), vejo que a Lucy, minha inspiração maior de 2009, fez o que eu estava pensando: organizou as melhores fotos dos trabalhos pelos meses do ano. Era o que eu precisava!


E aqui está, então, um resumo dos meus trabalhos deste ano (claro que tive que selecionar apenas um projeto por mês, para não ficar muito longo, e foi uma tristeza na hora de escolher os que ficariam de fora...). Foi muito gostoso selecionar e dar uma olhada na quantidade de coisas prazerosas que produzi e o quanto esse fazer me proporcionou horas de grande alegria e aprendizado. Ou seja, artesanalmente falando, 2009 foi incrivelmente rico pra mim e dividir com vocês essa riqueza é sempre um prazer também.
Troquei o header do blog para iniciar o ano de cara nova e também para traduzir meu momento atual, de total paixão pelo crochê! :)

Espero que curtam!


Janeiro: bordado




Outubro: manta em ripple



21 de dezembro de 2009

“Não cabem mais coisas num ano do que num minuto só por serem minuto e ano;
não é o tamanho do vaso que importa, mas sim o que cada um de nós possa pôr nele, ainda que tenha de transbordar e se perca.”
(José Saramago)


Desejo a todos um ano novo de "vasos transbordantes" e que tenhamos muita saúde e paz para podermos aproveitar cada minuto vivido, com nossas famílias e amigos.
E para que possamos continuar nos encontrando por aqui, pra trocar ideias e criar muita coisa juntos!
Obrigada pelas visitas e pelo carinho que vcs demonstram por este blog, que pra mim se tornou muito importante e do qual cuido com muita dedicação.
Um Feliz Natal e nos vemos ano que vem!
Beijos

Ainda dá tempo?

Provavelmente o último post do ano! Ao menos post que envolva algum trabalho... pois pretendo passar mais uma vez pra deixar uma mensagem.
Mas tinha que mostrar o último enfeite natalino que eu fiz:

São Grandma rounds = círculos da vovó (por analogia aos amados Grandma squares = quadrados da vovó...)
Adorei!!

(linha Bella, agulha 3)


Como todo ano uso festão na varanda, onde sempre é o nosso almoço de Natal, achei que desta vez um visual natural/crochê cairia bem.



Sempre penduro algumas pinhas e vou variando os enfeites. Desta vez, alguns floquinhos de neve e os círculos. De longe ficou um efeito bacana, pois o fio é transparente e dá a impressão de que as coisas estão "flutuando"...

Mais uma receita do blog The royal sisters, de onde tirei também os flocos de neve.

(Ah, e aproveitem pra dar uma olhada no mosaico de preferidos do Flickr: minhas estrelas natalinas estão lá! Que luxo!! Adorei!)

Sim, a maioria das receitas que tenho usado são em inglês e muita gente tem me pedido a tradução. Espero que entendam que infelizmente não posso traduzir por causa dos direitos autorais. Pedir permissão, como já fiz com algumas receitas, dá um certo trabalho e requer tempo, mas prometo que vou tentar fazer isso mais vezes ano que vem (ah, vocês acharam que eu não faria nenhuma promessa de fim de ano?!!!! rsrsrrrssr)...


E mais um detalhe que devo acrescentar a respeito: tenho certeza absoluta de que usando o "Dicionário de tricô e crochê ingl./port. - Linhas imaginárias" (sempre à disposição aí na barra lateral) qualquer um consegue fazer estas receitas, que usam apenas os pontos mais simples. Eu garanto! Sei que dá preguiça, mas se vc aprender os termos principais, que são poucos, vai estar apta a crochetar todas elas, que, na maioria das vezes, vêm acompanhadas de fotos! :)

Então, faça desta uma resolução de fim de ano (ou começo...): vou aprender a crochetar "em inglês"! Vc não vai se arrepender!!

(Obs.: a enquete está encerrada e o crochê venceu disparado, vocês notaram?)

Então, o que dizer além de "Bons crochês"?!

16 de dezembro de 2009

Amigurumis para o Natal

O post de hoje é um tipo de post que eu não costumo fazer, porque a base de todos eles costuma ser alguma peça que eu fiz e a partir daí dar as indicações de como fazer, a origem da inspiração, trocação de ideias, essas coisas com as quais vcs já estão acostumadas... Não costumo só dar a indicação de algo que ainda não tentei. Pois bem, mas acho que a minha recém-descoberta vale um post "fora do estilo"...

Vcs já devem ter ouvido falar dos "amigurumis". Nome bem simpático de bichinhos/bonequinhos etc. crochetados ou tricotados que são uma delicadeza sem fim! Nunca tentei fazer, porque imaginava ser muito difícil.
Até que hoje soube de um livrinho, totalmente free e lindamente produzido, com 4 receitas de peças no estilo amigurumi para o Natal!!!! Tem pinheirinho (lindo demais, que chega a doer!), uma guirlanda e outras duas belezuras encantadoras e irresistíveis. Só não sei se alguém vai ter tempo de fazer para o Natal.... essa já é outra história... rsrsrrs



Sei que eu vou guardar o livrinho, com todo o carinho, para o ano que vem, com certeza!!!
É só ir aqui e fazer o download*! Pronto! Lindezas garantidas para o Natal, deste ou do próximo ano!!

As meninas do blog Planeta Amigurumi , que também só conheci agora, é que nos deram esse presente. Lá elas dão dicas várias e ensinam todas as técnicas usadas, que me pareceram bem simples... Eba! Acho que vou aproveitar demais!

É isso! Bons crochês e bons preparativos!

* P.S. (jul. 2012): Infelizmente o arquivo não está mais disponivel para download, mas já escrevi para o blog pedindo que solucionem o problema. Espero em breve ter boas noticias... Por enqto, quem quiser, deixa o e-mail nos Comentários que eu enviarei o arquivo! :)

15 de dezembro de 2009

Winner # 1 !

Precisava passar aqui pra contar a vcs uma coisa deliciosa que me aconteceu hoje:
Fui sorteada e ganhei um livro maravilhoso e recém-lançado de bordados da renomadíssima Jenny Hart, do Sublime Stitching!!!!!!!!! Mal posso acreditar que terei em mãos esta beleza:

Foi um sorteio do blog Feeling Stitchy, uma referência para qualquer bordadeira e que eu sempre indico aqui.
Foram 212 pessoas inscritas, respondendo a algumas perguntinhas sobre preferências, e eu fui a "winner # 1", uma das duas sortudas!!!!
Vejam o post do sorteio aqui.
Quem sorteou o livro foi a Floresita, que também participa dele com alguns dos seus bordados. Ela é uma garota mexicana e uma das autoras do Feeling Stitchy e tb do Vintage transfer finds, de que tb já falei várias vezes.
Ainda estou sob o efeito inebriante da alegria da surpresa! Será um belo presente de Natal!
:)
Beijos e até!

11 de dezembro de 2009

Flocos de neve

Nada mais distante do nosso Natal tropical do que flocos de neve, não é?!

Pois é, mas eu os acho tão distantes quanto encantadores:


Mais uma das deliciosas artes da Lucy, do Attic24, que fez mais esta beleza com fotos e passo a passo. Delicioso de fazer! Não dá vontade de parar! Sim, eu sei, eu já tinha dito que não faria mais enfeites de Natal este ano, mas nem pensei em resistir a estes... rsrsrrsrsr

Bom, como pretendia pendurá-los em algum lugar, sabia que ficariam um pouco virados, apesar de terem ficado encorpados com o Fio Bella e agulha 3. Mas o certo é que ficassem mais encorpados. Pra isso, a Lucy sugeriu engomar as peças! Foi a primeira vez que fiz e gostei muito do resultado do "tratamento de spa", como ela chama:



Dá pra ver bem a diferença nos dois flocos acima: o que está com alfinetes foi mergulhado em água com goma para roupas e o outro, mais crespinho, ainda estava "in natura". Vejam como ele fica mais esticadinho e revela melhor o desenho e os furinhos. :)


Bom, o que fiz foi mergulhá-los em mistura de goma líquida com água, de acordo com a embalagem, e espetar alfinetes nas suas pontas, com um pedaço de papelão como base, para que ficassem bem esticados. E assim eles ficaram por 24 horas.

Resultado:

Um móbile muito simpático e alvo para enfeitar a janela da minha sala.

Ainda não sabia que seria um móbile no início. Só sabia que eram lindos demais e que seriam aproveitados de alguma maneira especial.


O fato inédito é que eu tinha o fio de pesca transparente e as contas em casa! Ou seja, não precisei sair pra comprar nada, o que tornou tudo muito mais gostoso!


Gostei bastante do efeito engomado, mas confesso que não é muito divertido fazer e esperar até o outro dia... É um exercício de paciência...

Mas que valeu a pena!

Ficou a vontade de fazer muito mais e de espalhá-los pra tudo o que é lado... Vamos ver se dá tempo... que em dezembro se torna item de luxo.

É isso. Bons crochês!

7 de dezembro de 2009

Duas ideias para o Natal

Não sei se vcs vão aprovar, mas não resisti a postar duas ideias natalinas fáceis de fazer e que deixam a casa num minuto com ares de dezembro. Aconchegante e cheio de boas energias.

São dois projetos que não envolvem linhas... o que eu evito ao máximo fazer pra não fugir do objetivo do blog. Mas algumas ideias eu acho que valem o "deslize"...

Quem sabe sejam de algum proveito:

São pregadores de roupa de madeira, pintados com cores natalinas e bolinhas (feitas com o cabo do pincel), e um imã colado atrás.
Só! Nem mais, nem menos. Servem pra pendurar os recadinhos do dia a dia na geladeira. Práticos e graciosos, não?

Também costumo usá-los sem o imã para fechar os pacotes de presente (com papel kraft ficam ótimos, porque são rústicos). O embrulho fica original e o presenteado pode usar o prendedor em casa - para fechar pacotinhos de bolacha, por exemplo!


E aqui mais estrelas, só que desta vez comestíveis: a receita mais simples de bolachinhas que conheço! A ideia é a mesma que postei aqui, no ano passado: colocá-las em latas de leite em pó (ou qualquer outra), com uma bela fita, e oferecer de presente. (Há outras bolachinhas muito simples aí do lado, em "Cozinha", e também um e-book do Panelinha, aqui, só de receitas natalinas!) Que tal?

Bolachinha de 4 ingredientes:

100 g de açúcar

200 g de manteiga ou margarina

300 g de farinha de trigo

goiabada (opcional - mas que faz toda a diferença!!)

Coloque a farinha (reserve um pouco), o açúcar e a margarina num recipiente. Misture os ingredientes com as mãos e vá acrescentando a farinha reservada, se precisar. Abra a massa com um rolo, sem deixar muito fina. Corte as bolachinhas com a forma que quiser e leve para assar (não precisa untar a fôrma!) no forno. De 10 a 15 minutos, a 180 graus.

Se quiser usar a goiabada (sugiro que sim...), antes de levar ao forno, faça um furo no centro de cada bolachinha usando a ponta do cabo da colher de pau e coloque um pedacinho de goiabada.

Gostosura garantida!

Até a próxima (com linhas, prometo...)!