31 de outubro de 2009

Adivinhem!


Vou viajar hoje e só volto na segunda, então não terei tempo de postar. :(
Mas passei pra deixar essa imagem pra vcs tentarem adivinhar do que se trata...
(Obs.: duvido que consigam... rsrsrsrsrsrss)

Um lindo final de semana a todos, de muito sol e água fresca!!!
Até a volta!

25 de outubro de 2009

Adoro crochê!

A cada dia que passa cresce mais o meu encantamento pelo crochê. Não só pela facilidade de fazer e desmanchar, como eu já disse, mas pela versatilidade. São tantas as possibilidades que ele oferece a partir de uma mesma base simples!
Com um cordão de correntinhas, por exemplo, e algumas flores, vc pode dar outra cara pra um ambiente. Vejam:
Fiz para o espelho do meu quarto.
Um cordão com flores e folhas. E isso deu um colorido e uma alegrada que vcs não imaginam! E o projeto não podia ser mais simples.

Mais uma da Lucy, do Attic24, que se tornou minha leitura diária! :) Além de adorar os projetos todos, eu adoro o jeito como ela escreve e a empolgação a cada ponto. Me identifiquei totalmente!
Vejam o espelho dela aqui.
A outra parte que estou adorando é que tenho conseguido fazer os pontos só de olhar a peça pronta. Outra característica do crochê: depois de um tempinho de experiência, vc consegue fazer algumas peças de olhar, sem receita ou gráfico! pra mim, um mundo novo que está se abrindo!!
Esta da Lucy, por exemplo, não tinha receita. Só peguei a ideia e adaptei.
Fiz um cordão de correntinhas (da largura do meu espelho + alguma sobra, pra cair dos lados). E também um cordão de pontos baixos, que fica mais encorpado, para costurar nele as flores e folhas.
As lindas folhinhas eu encontrei no blog da Samantha. São fáceis e deliciosas de fazer! Fui lá direto porque lembrei do cachecol Leaves! Gráfico perfeito!

É tão simples de fazer que memorizei depois da segunda e fui crochetando as outras de cabeça.
E o efeito delas é fantástico! acho que parecem muito naturais e é disso que mais gosto. Tenho a nítida impressão de que vou aproveitar muuuuito estas folhinhas, em tudo o que é projeto!
Elas foram feitas separadamente e depois fui costurando com agulha comum ao cordão.
O modelo de flor pode ser qualquer um. Fiz esta, que achei bem fácil.

Também as flores são feitas à parte, uma a uma, e depois costuradas ao cordão na disposição que vc preferir.

Amei este efeito natural, como se fosse mesmo um ramo colocado ali.

Não sei se vcs notaram, mas a da Lucy tem as flores "penduradas" no cordão. Eu gostei mais do efeito "grudado" no cordão, por isso costurei-as bem no meio dos pontos. Mas não tive como colocar mais flores, pois do meu jeito fica muito pesado e as flores viram para baixo.

Coloquei também algumas folhas direto na florzinha.


E aí está o meu espelho, com cara de novo e muito mais alegre!
Já fiz mais uma, agora para a estante de livros. Será que consigo parar?!
Conto no próximo post! Até!

18 de outubro de 2009

Gorrinho Brrr

O que tenho hoje não é um trabalho tão lindo quanto o ripple do último post... Afinal, não dá pra viver fazendo só projetos como aquele, não é?! (infelizmente... rsrsrsrsr)

É uma receita basiquinha de gorro infantil, muito graciosa e fácil de crochetar:


Brrr Baby Beanie

Receita do Ravelry, que vc também pode ver aqui, em inglês (não esqueça de consultar o Dicionário de Crochê na barra lateral, caso precise! e também os Manuais).
Foi feito pro meu sobrinho de 2 anos há uns meses.

Usei sobras da lã Acalanto, usada para o meu xale de tricô. Queria um fio macio e leve, porque os outros gorrinhos que fiz de crochê nesse estilo ficaram meio duros e pesados, usando fio Bella ou Sedificada. Este ficou bem fofo e gostoso de tocar.


Tudo começa com o círculo mágico do crochê, feito com a quantidade de correntinhas indicada na receita e a partir de onde se faz os pontos altos, de acordo com o número também indicado.

Nesta foto, o corpo do gorrinho, ainda sem as abas laterais, que são feitas no final.
Neste ponto, é preciso marcar o meio do trabalho para fazer as abas das orelhinhas, nas laterais, o que marquei com a própria agulha de crochê na foto acima. Então será feita a primeira aba. Depois dela, é mais fácil contar e chegar à segunda.

Acho que os protetores de orelhinhas são imprescindíveis para os fins de tarde frios e as noites chuvosas que nos têm acompanhado mesmo na primavera... As mães agradecem!! :)

E uma dica preciosa que tenho aplicado em todos os trabalhos de crochê é terminar com uma carreira de ponto baixo. O acabamento fica mil vezes mais bonito. Aprendi há pouco tempo e tem feito uma enorme diferença nos projetos. Vejam:

E aqui, já devidamente usada pelo pequeno Pocoyo:

Espero que tenham curtido e que muitas outras cabecinhas fiquem quentinhas com ele...
Bons crochês!

13 de outubro de 2009

Meu ripple

Finalmente vou poder mostrar pra vcs o meu projeto-segredo!
Estive trabalhando nele por uns dois meses e não podia revelar porque era um presente muito especial. Foi difícil não dividir com vcs minha satisfação enquanto ia fazendo... e cheguei a pensar em desistir do segredo, tamanha era a vontade de espalhar minha alegria por aí!!
Meu primeiro ripple!!

É uma manta para o bebê da minha irmã, que deve nascer em meados de março. E como ela sempre visita o blog, claro que desconfiaria... aliás, apenas com aqueles fiozinhos postados em setembro ela já desconfiou!!

É impossível descrever a delícia que foi dar cada ponto desse trabalho e se vcs não se importarem, gostaria de contar a história dele enquanto vou mostrando as fotos. Topam?
Então vamos lá!
Bom, minha história com o ripple não é nova: foi um dos primeiros trabalhos com linha por que me apaixonei na blogosfera e imediatamente pensei: como queria fazer isso!! Mas era como um sonho. Salvei aquela imagem e a deixei lá, num "canto", porque achei que fosse demais pra mim e pro meu crochê de iniciante...
Isso foi há cerca de 2 anos.
Foi então que ele voltou à minha vida: quando vi esta manta da Lucy, do Attic24. E comecei a achar que agora já não era impossível fazê-lo. Li a receita em inglês, fiquei em dúvida em alguns trechos e resolvi dar uma olhada pra ver se achava alguma receita traduzida.


E encontrei ótimas receitas de ripple (que aqui se chama zig-zag). Uma delas, a da Sônia. Muito linda, mas queria um padrão mais fechado, o mais parecido possível com o da Lucy, que foi minha paixão.
E então a Eliana me indicou esta receita, perfeita, que é a que usei. A original, em inglês, aqui.
O fio escolhido: Desejo. Perfeito em sua maciez, qualidade e ainda preço bom! Não podia pedir mais...
A escolha das cores não foi difícil: tons de azul e verde são os preferidos da minha irmã e eu já tinha o bege pra dar uma neutralizada. Usei apenas 1 fio de cada e agulha de crochê 4,5 mm. Não anotei a quantidade de novelos, mas acho que não chegou a 3 de cada cor.

Sempre pensei que fosse um projeto difícil e cansativo, por ser tão repetitivo, e que minha paciência fosse se esgotar logo de início... Mas que surpresa me divertir com ele a cada carreira, a cada troca de cor e chegar a desejar que ele não terminasse!
Sabem aquela sensação de livro delicioso ou de um doce que vc vai economizando pra não chegar ao fim? Foi assim que me senti ao fazê-lo. :)

Aqui acho que é possível perceber os "vales" e "picos" de que fala a receita: os 3 pontos altos fechados juntos e os 3 pontos altos feitos na mesma correntinha: estes grupinhos de 3 é que são os responsáveis pelas subidas e descidas:

Aqui, ao ar livre, os tons ficaram um pouco diferentes da realidade. As cores são mais opacas, como as do início do post.


A manta foi dada como presente de Dia das Crianças, ontem, para o pequenino que um dia será aconchegado nela.

E não preciso dizer que, depois desta longa história de amor, com final feliz, fiquei com muita vontade de começar uma outra, agora para a cama do meu filhote. Hummm... esta terá que ser bem maior e bem colorida! Mal posso esperar...


The end
(to be continued...)