28 de outubro de 2008

Dois senhores em feltro

E ainda nos meus dias de molho total, aproveitei pra usar um feltro excelente que encontrei há pouco tempo perto de casa. Ele é macio como soft e bem fino. Muito bom pra trabalhar e confortável pros bebês brincarem:


Certamente, o menor cachecol que já tricotei na vida!
Coloquei 3 pontos na agulha 3,5 e ele ficou assim enroladinho. Minha mãe fez o imenso favor de colocar as minúsculas franjas.
O que mais gostei foi o charme traseiro:

E também um ursinho, mais tradicional, com bolso na frente (que já foi dado ao meu sobrinho no domingo):

A parte de trás deste fiz com outra cor, pra dar um destaque:

O enchimento é de manta acrílica (encontrada facilmente nos armarinhos).

E dentro dos bichos gosto sempre de colocar um guizo (também comprado em armarinho; tenho sempre alguns na caixa), pro bebê ficar chacoalhando:

Claro que vou passar os dois moldes pra vocês:
O coelho é do Revoluzza.
E o ursinho é do Tessituras.
Boas costuras!


25 de outubro de 2008

Um paninho

E como a produção por aqui anda a mil, mais um paninho tricotado ontem:

Este modelo é muuuuito rápido de tricotar e é delicioso ver a trama se formando.
Acho que não são todas as pessoas que entendem o prazer de tricotar um paninho desses... não sei se é porque é rápido, se porque é pequeno e delicado. Sei que são viciantes. E que é muito bom!
Minha mãe, por exemplo, exímia tricoteira, olhou pra ele ontem ainda nas agulhas, e perguntou o que era. Eu disse. Ela respondeu: "Que dó gastar esse fio com isso...". Quase fui às lágrimas...

Grid dishcloth

agulhas retas n. 5

Fio duplo Camila fashion

Só que este não será paninho de pia. Vou juntá-lo a este conjuntinho que fiz pro meu sobrinho como paninho de boca. As americanas chamam de "burp cloth" e vi vários modelos na Ravelry. Na verdade, seguem o mesmo princípio dos de pia e têm que ser eficientes em absorver a água; no caso, a baba!!! E pode-se fazê-los bem mais compridos, pra serem usados no ombro, para depois da mamada.

A receita, em inglês, na Ravelry.

23 de outubro de 2008

Gorrinho salpicado

Aqui estou eu de novo! Afinal, são 15 dias de molho em casa, o que significa muito tempo livre para as minhas agulhas!!!

Tricotei mais este gorrinho:

Acho que não vou cansar jamais deste modelo! Só que agora usei o ponto salpicado, que é muito, muito delicado e cuja receita também é do Maria Tricô. Já não via a hora de testá-lo em alguma peça.
A outra diferença é que usei a diminuição do gorrinho da Vicky para o topo, só pra dar uma variada. E também funcionou direitinho! Ou seja, mais uma miscelânea que acabou dando certo! Que bom!


Achei que o ponto combina perfeitamente com o rosa, não?!
E mais uma vez usei meu amigo I-cord, só que agora com um nozinho na base.
Assim dá pra ver melhor o detalhe dos furinhos, tão charmosos.
Fio Fofura, da Círculo. Agulhas retas 3,5. 80 pontos (tamanho bom para bebês maiorzinhos).
Que tal?


21 de outubro de 2008

Um gorro bem fofo

E aqui está o conjuntinho de que falei no post anterior:

O gorro é uma mistura de modelos: peguei a parte principal do Gorro tropical, que também fiz aqui, mas fazendo todo em ponto meia, em vez de tricô, como este da Márcia.
E a vontade de colocar um laço de I-cord no topo não era nova. Desde que vi este, maravilhoso, da Vicky. Só que desta vez não consegui fazer o cordão sair dos últimos pontos. Arrematei e costurei o laço pronto depois.

2 fios de Camila fashion para o gorro.
86 pontos nas agulhas retas n. 3,5 (parece que o tamanho ficou bom para bebês de 4 meses em diante, não recém-nascidos)
I-cord com 2 pontos em agulhas retas no comprimento desejado.
Achei que lembra um pouco o modelo lindo-maravilhoso-desejado que a Sandra fez tirado do livro Last minute knitted gifts, que ainda não tenho, mas que hei de ter... Como ainda são muitas as minhas dificuldades, prefiro ir com calma e não gastar os tubos em coisas importadas que talvez não sejam aproveitáveis ainda.

11 de outubro de 2008

De volta às minhas agulhas!

Ai, ai... estive longe das minhas agulhas forçadamente desde quinta passada porque fiz uma cirurgia. Mas no domingo já estava de volta a elas e bem recuperada!!! Eba!!!

Este babador de tricô já estava pronto há algum tempo, mas faltava baixar as fotos:

Não é um encanto?! Eu fiquei fascinada pela idéia desses baby bibs, um mais lindo que o outro, na Ravelry. Já tinha tricotado este outro, experimental. Agora parti pra essa receita linda e free!! Se eles serão realmente úteis eu não sei. As mamães presenteadas me dirão depois...

Ficou um pouco diferente do original (não por escolha, mas porque não consegui mesmo... rsrsrs...). E acho que o I-cord é um detalhe à parte! Não ficou um charme? Tenho vontade de usá-lo em tudo!!!
Não esqueci do prometido, não: um passo-a-passo do I-cord em agulhas retas!

Usei 2 fios da Camila fashion. Agulhas retas n. 5.
Ele é todo feito em cordões de tricô e o charme fica por conta das diminuições laterais.
Para o I-cord, coloquei 3 pontos na agulha e desta vez dei um jeito de fazê-lo sair já dos pontos finais da carreira.
Fiz a touquinha pra virar um conjuntinho pro meu sobrinho. Está a caminho no próximo post.

Beijos!

9 de outubro de 2008

Bordando morangos

Hummm... morangos fresquinhos saídos da agulha:

É mais um marcador de páginas. Uma amiguinha do meu filho viu o dele e pediu um pra ela. Cheguei do trabalho hoje com a idéia do morango na cabeça e pus mãos à obra. Já tinha imprimido outro dia estes mini patterns fofos do Feeling Stitchy, feitos para bordar em buttons (por isso tão pequenos) e sabia que seriam muito úteis!



O livrinho das fotos, pra quem gostou, tem todas as ilustrações feitas em tecido, com bordados e aplicações! Um encanto! Chama "O traço e a traça", ed. Scipione.

Também parti pra esse projetinho simples porque estou com outras coisas nas agulhas de tricô e de ponto cruz que não saem nem com reza brava... Espero poder mostrá-los em breve.

Squares nossos de cada dia

Square = quadrado:

Square invertido = losango?!

Só importa na matemática... Tirei esta amostra olhando para um pano de prato meu que já está muito, muito velhinho, pedindo para aposentar-se:


Achei uma ótima idéia de uso para os squares que crochetamos e que não sabemos onde usar e por isso não quis dar-lhe o devido fim antes de copiar.

Claro que a linha deve ser mais fina do que a que eu usei (só fiz mesmo como amostra).

Que tal? Ótimos crochês!
P.S. tardio: Sim, hoje vejo claramente que meus squares estão do lado avesso... rsrsrsrs (só tenho a rir...)

4 de outubro de 2008

Babador, sapatinhos e gorro!

Esta semana... chuvinha e tricô! Dupla perfeita, não?!

Quero mostrar primeiro minhas duas novas paixões: linha Bella Colour e babadores de tricô:

O primeiro babador que eu vi, semana passada, foram os da Vicky, e foi amor à primeira vista!
Achei que dava pra fazer só de olhar, mas mesmo assim entrei na Ravelry pra olhar a receita original. Aliás, coincidentemente, tinha acabado de me inscrever lá, então já pude consultar as receitas (procure por Baby bibs - há vários free) e me derreti ainda mais com todas as combinações de cores e linhas. Demora uns dias só pra eles mandarem a resposta e pronto, vc já tem acesso a um monte de lindas receitas em tricô e crochê - é de arrasar!
E este foi o meu primeiro, inspirado no modelo da Vicky. Outros virão, com certeza, mas farei menores, variando também as receitas: há maravilhosas e grátis aqui - em Free Baby Bib Patterns. Aqui no Brasil, várias meninas também e fizeram. É só ver algumas idéias aqui.
A idéia, afinal, é a mesma dos dishclothes que todo mundo está adorando fazer. Dá pra adaptar os modelos, usando as receitas e fazendo depois as alças! No blog que indiquei acima, ela faz os conjuntinhos: um babador e um paninho de boca! Só acho que para este uso, tem que usar linha mesmo, porque a lã ficaria incomodando o bebê e soltando fiapos (fiz um para experimentar e não gostei). Talvez não seja útil para a hora da comida (apesar de as americanas dizerem que sim!), porque vai sujar demais, mas pensei em usar para não molhar a roupa mesmo, e o pequenino ficar bonitinho.
Bom, e como, no meu encantamento, eu queria fazer tudo que fosse possível com a Bella Colour, fugi um pouco pro crochê, porque já estava de olho fazia tempo neste modelinho de sapato boneca que a Débora fez com o PAP da Nélia:

Tomei um baile com a receita a semana toda. Fiz, refiz e desfiz vááárias vezes, mas acabou ficando assim. Não está perfeito, não ficou igual ao original, mas ficou bonitinho, por ser o primeiro. Sem dizer que um pé ficou diferente do outro... rsrsrs... Ainda tenho muito o que melhorar.
E por último, o gorrinho fofo que eu amei fazer, tirado do Maria Tricô, e que me obrigou a aprender na marra a fazer o MATE SIMPLES, que eu tanto temia!! e o famoso I-CORD!!!! nem acredito!! aprendi a fazer duas coisas que eu morria de medo num fim de semana!!!

Aprender o mate simples foi simples (!), porque o vídeo é perfeito! mas o I-cord (que vim a saber, significa: Idiot Cord!!, porque fica indo e voltando os pontos para a agulha da esquerda!!!) deu trabalho, porque não tenho agulhas de duas pontas, como mandam as receitas! Fiz o meu com agulhas retas mesmo, depois de tentar de muitas maneiras. Me ajudou esta explicação.
Com isso, me deu vontade de fazer um passo-a-passo com fotos para o I-cord com agulhas retas, que não achei em lugar nenhum. Veremos se consigo num próximo post. Por enquanto, basicamente é isto:
I-cord em agulhas retas:
Coloca-se os pontos normalmente na agulha (fiz com 4). Com 2 pontos já dá certo!
Trabalha-se em meia os 4 pontos e então volta-se os pontos para a agulha da esquerda (sempre, em todas as carreiras) - este é o segredo: não virar as agulhas. Tricota-se normalmente e volta-se os pontos para a agulha da esquerda.
Faz-se no comprimento desejado e arremata-se. Costurei depois no gorro, porque ainda não sei fazer tudo junto. Gostei.