28 de setembro de 2008

Marcador bordado!

Puxa, fiquei muito feliz com todas as mensagens comentando a nova cara do blog! É tão bom ter esse retorno, não é? E acho que não sabemos da importância do comentário até termos um blog. Sim, porque eu também, antes de criar este, ficava passeando pelos outros, mas não era sempre que deixava uma mensagem, que interagia. Só depois é que percebi que é essa conversa que torna o blog bacana, que permite que troquemos idéias e que aprendamos e ensinemos. Obrigada, obrigada, obrigada!

Desta vez, mais uma invenção do meu filhote: chego em casa durante a semana e vejo um marcador de páginas no gibi dele:

É um trio de Cebolinhas! Claro que achei a idéia muito boa...


E lá fui eu: um pedaço de papelão (guardo sempre esses que vêm nas roupas), feltro, papel carbono, agulha e linha:

Como em todo bordado que faço, passei o desenho dele para o feltro e depois coloquei o papelão cortado no meio, como um recheio; então, foi só bordar e fazer o caseado em volta. Rápido e prático!

Ele ficou tão feliz quando chegou da escola e viu a sua invenção transformada! Preciso dizer que ficamos com vontade de fazer mais? Pensei que daria uma lembrancinha muito bacana pra uma data especial: a criança escreve uma mensagem curta e faz um desenho, para a professora, por exemplo, ou para o padrinho (para quem pretendemos fazer o próximo), a vovó, pra quem quiser, e daí é só passar para o feltro e bordar em cima. Que tal?

22 de setembro de 2008

Mudanças por aqui!

Olá! Não! Não estranhem nem mudem para outro blog! Sou eu mesma e este é o Linhas imaginárias...

É que mudei um pouco a "cara" dele. Desde o início queria fazer algo personalizado e só agora estou conseguindo. Ainda não está tudo pronto e espero conseguir as tantas outras melhorias. Mas terá de ser devagar, porque meu pouco conhecimento de informática não me deixa ir muito além...

O header foi bordado ontem à tarde, domingo, e fiquei hooooras trabalhando nele pra que ficasse pronto pra hoje. Foi um apanhado de gráficos que eu fui reunindo aqui e acolá e no final o resultado foi esse. Acho que ficou com cara de Linhas, sim. Eu ainda queria acrescentar algumas tantas outras coisas, mas o visual estava ficando meio poluído. Minha preocupação é que o título ficasse bem legível, mas acho que ainda não ficou 100%. O espaçamento entre as letras deveria ser outro, mais arejado, mas fiquei com medo de não se ajustar bem à foto.

É isso então. Espero que gostem e me digam o que acharam.
Beijos!

20 de setembro de 2008

Gorrinhos de crochê aviador

Andei fazendo umas mudanças aqui no blog. Tentei uma organização melhor dos trabalhos pra que as pessoas encontrem o que procuram mais facilmente. Eu admiro muito os blogs que são bem organizados, que têm posts bem escritos e imagens criativas. Acho que todo mundo, não é?!
Mas ainda pretendo fazer muuuuuito mais, principalmente com relação às imagens; alterar o header pra um que tenha a minha cara é a primeira delas. Mas ainda falta aprender muito.

Bom, queria mostrar um gorro de crochê feito para o meu sobrinho há uns meses e que não tinha fotografado ainda:

É... o Mickey foi o meu único modelo disponível nesse dia...

Este modelo de gorro de aviador, ou "Chaves", foi uma adaptação que fiz a partir desse, que eu já tinha feito. Pra não ficar igualzinho, porque foi também para o meu sobrinho, fiz só as orelhas e não as correntinhas para amarrar.
Outra alteração importante é que fiz 2 carreiras a mais do que pede a receita original da Andréa, porque o primeiro ficou um pouco curto na parte da nuca: ou seja, em vez de fazer as carreiras até a 14, fiz até a 16. Neste misturei 2 linhas, bege e marrom, e não lã.


Mesmo assim, minha irmã nunca mais parou de usar o primeiro, porque achou maravilhoso o sistema de "amarração" no pescoço, o que me fez fazer mais um, igualzinho:
Aqui usei a lã Sedificada, agulha n. 6 de crochê, e também fiz as 2 carreiras a mais, como no outro. Por causa desse aumento, diminuí um pouco as correntinhas para 45, não as 50 pedidas.


Que tal?!

16 de setembro de 2008

Manta de crochê

A palavra "felicidade" hoje, pra mim, é traduzida pela palavra "manta". São sinônimos.

Minha primeira manta de crochê está pronta!!!!! É para o bebê de uma amiga e eu simplesmente amei fazê-la!
Demorei um pouco pra me decidir por um ponto ou modelo; queria uma peça leve, com ponto bem aberto, e neutra, porque ainda não sabemos o sexo do bebê. A busca não foi fácil, mas quando vi um poncho feito pela Débora em crochê, percebi que era o ponto em que eu estava pensando: simplérrimo, mas lindo. E então eu adaptei e fiz a manta:



Usei lã Flocos da Círculo (4 novelos, eu acho) e agulha de crochê n. 6.


Achei difícil tirar uma foto que mostrasse bem a manta inteira; os ângulos não mostravam bem e a claridade dentro da minha casa não é boa, então tirei assim, dobrada. Dá pra sentir como ficou macia?!

Para o barrado, eu queria um ponto sem muito babado (na verdade, nenhum), nem muito enfeitado, laços, nada, só o básico para dar o acabamento da peça, e também não consegui achar. Foi minha mãe, como sempre, quem me salvou: um ponto que ela tinha de cabeça e que combinou bem com tudo, eu achei. Vejam:

A receita é esta:
Montar 170 correntinhas - agulha de crochê n. 6
Tamanho aprox. com o barrado: 86 cm x 1,00 m
Manta: Fazer grupos de 3 pa, 2 corr, 3 pa até o fim da carreira (todas assim).
Barrado: 4 corr em cada "buraco" formado, arrematando com 1 pbx.; seguir isso em toda a volta da manta; na próx. carr., fazer caseado nas correntinhas (4 pontos caseados em cada argolinha). (eu fiz só 2 carr. ao todo para o barrado, mas pode-se fazer do tamanho que quiser).
...............................................................................................
Terminada a manta, já entregue para a minha amiga mamãe, e eis que eu vejo esta beleza aqui, feita em tricô!!! Estou MORRENDO de vontade de fazer!!! Parece fácil e eu amei o barrado! é exatamente o que eu queria! E parece que agora se inaugura a fase "mantas"...

14 de setembro de 2008

Libélula bordada

Este é um bordado que há tempos sonhava em fazer. E a história dele tem uma parte feliz e uma triste.

A feliz começa com as libélulas, que são minha paixão, e quando encontrei o risco deste bordado feito pela Eydie, do blog She brews, foi amor à primeira vista.

Há tempos também que queria tentar fazer um bordado com o contorno em linha preta, o que dá um efeito mais marcante, eu acho. Então, bastidor à mão, linha e agulha e lá fui eu:


Ainda não sabia como ficaria o bordado, porque não o encontrei em lugar nenhum, apenas as fotos do próprio blog, e fiz só de olhômetro. Penso que seja o ponto matiz, mas feito de uma maneira mais aleatória, passando a linha pra lá e pra cá, por cima umas das outras, sem obedecer a nenhuma seqüência. O ponto matiz seria este:
(Para ver como fazer, é só acessar o Manual da Coats, que tem todos os pontos.)


Espero que a Eydie não se chateie. Vou já escrever um post pra ela avisando da minha "imitação". Essa coisa de direito sobre as idéias é um tanto complicada na internet, não? Eu não vejo problema em nos inspirarmos nos trabalhos de outras pessoas, assim como já se inspiraram nos meus, contanto que não usemos para comercializar. Acho que no artesanato isso é normal e saudável. Contanto que se indique os créditos, claro! Nesse caso, a artista cedeu a imagem da libélula para ser aproveitada por quem desejasse, então achei que realmente não teria nada de mais.


Aproveitei para cortar o tecido com a novíssima aquisição da minha mãe: a tesoura dentilhada! E fiz esse ponto em volta, que gosto muito, para formar uma moldura.

Agora vem a parte triste da história: depois dessas fotos, lavei o trabalho porque estava com as marcas de giz feitas por mim e minha mãe. Pois foi um desastre: o bordado enrugou!!! muito!!! e o pano entortou...

Total falta de experiência. Fiquei muito, muito triste, porque a idéia era transformá-lo em um quadrinho para a minha sala. E não sei se será possível. Acho que não. Não sei se o tecido não era apropriado (nem sei que tecido é esse, mas não é muito encorpado), se foi o fato de eu não ter esticado muito o pano no bastidor, ou a própria lavagem. Ou o conjunto todo. Só sei que foi o que aconteceu. Se alguém tiver dicas a respeito pra me dar, vou ficar muito grata.

E por último, pra quem compartilhar da mesma paixão que eu, moldes e gráficos de libélulas: em ponto cruz, bordado, e mais estes, livres: 1, 2.

Até a próxima!

7 de setembro de 2008

Mais do mesmo...

Acho que não é difícil notar que estou viciada nestes chaveirinhos de crochê... Será que é porque se faz em alguns minutos e o resultado é tão delicado?!

Pra quem não viu, a receita está indicada neste post.

Fui experimentando com agulhas e linhas diferentes para ver qual o melhor resultado: os três primeiros fiz com agulha n.o 2 (1,75 mm); assim, as flores ficaram menores e mais encorpadas, como eu queria:


Já as roxinhas abaixo fiz com a mesma agulha, mas com linha Camila, muito fina, que deixou a flor muito mole, mas com um efeito mesclado bem bonito (vou tentar fazer outra dela usando fio duplo):


De todos sobrou só o azulzinho pra mim, acreditam? Dei cada um para uma pessoa diferente no fim de semana!

E com a toalhinha abaixo, pronto, fica constatada a minha rendição ao crochê...

É fácil, prático, e rende muuuuuitoooo!!! (pra uma ansiosa como eu, perfeito!):



Dá pra fazer uma dessas em minutos também! É de uma revistinha de toalhas em crochê, mas eu alterei um pouco a receita original porque não sabia fazer um dos pontos... rsrsrs... e mesmo assim não é que ela ficou boa?! Milagres do crochê... (quem quiser a receita, pode deixar um comentário com e-mail que eu indico onde encontrá-la na net).

Até a próxima e bons crochês!

3 de setembro de 2008

Chaveiros de crochê

Já devo ter dito antes o quanto ADORO os trabalhos em crochê da Débora. Acho todos os projetos dela maravilhosamente coloridos, alegres e delicados, além de muito úteis! Parece até que ela seleciona tudo o que eu gosto...

Enfim, numa das passadas regulares que dei por lá, encontrei uns chaveiros de flor que amei e logo peguei a agulha pra fazer alguns. O primeiro que fiz foi este:

Usei linha Bella e agulha de crochê 2,5.
Na verdade, acho que as flores ficam mais delicadas com agulha 2 mm, como a Débora recomenda no post da receita, porque ficam menores e mais "encorpadas". Mas como eu não tenho e a ansiedade era muita, fiz com a 2,5 mesmo.

O segundo ficou assim:

O ponto ainda não ficou perfeito, porque ora fiz o ponto alto na correntinha, ora no meio do ponto, então ficou meio desigual. Mas vou continuar tentando, porque adorei o efeito! Além disso, acho que seria legal engomar, para que não fique ondulado com o tempo.

Adorei a idéia da Débora de presentear as professoras com estes chaveirinhos. Ou usar a mesma base da receita pra fazer o sachê, que ela também colocou lá. Ou seja, uma receita linda, fácil e multifuncional!!! Não sei pra vocês, mas pra mim uma combinação perfeita!!!