24 de maio de 2008

Nem só de tricô vive a pessoa...

Vocês devem estar pensando que abandonei meus bordados e virei tricoteira, não é?!
Nãããããoooo!!! Dou umas tricotadas, mas estou com meus trabalhinhos paralelos. Deixa eu mostrar um deles:

A foto não ficou muito boa por causa do tecido preto... Será uma bolsa pra mim! Depois que vi alguns moldes na net dessa bonequinha, na hora pensei em uma bolsa. E não sabia que ela tinha nome e era famosa: a Sunbonnet Sue, a bonequinha cujo rosto está sempre coberto por um chapéu. A dica eu descobri aqui e o molde peguei aqui.

Há muitos outros moldes lindos e grátis: 1, 2 ! E neste blog tem um pouco da história da simpática bonequinha-vovó! Ela é dos idos de 1867!

Mas a bolsa está parada há algum tempo, porque ainda não achei o que eu queria para compor o resto da cena...Claro que mostro quando acabar...

O outro projeto, que A.M.E.I, foi este quadrinho que bordei:


A idéia inicial, que me encantou, é esta, do blog She Brews. Conheço esta crafter pelo meu blog preferido de bordado: Feeling Stitchy! Quantas coisas divinas pra ver e se inspirar! E ela é uma das colaboradoras do blog.
O que mais adorei no projeto do quadrinho é o fato de misturar várias pequenas técnicas: um pouco de aplicação, um pouco de costura, um pouco de ponto cruz, o que vier à mente, o que tiver na sua caixa...

O legal é imaginar o tema. E, como adoro casinhas, a primeira coisa em que pensei foi isso. Lar. Aconchego.

Mas pensei em motivos infantis também, com o nome da criaturinha bordado, tudo em rosa e lilás ou azul e verde... Que tal?!

Eu mesma fiz os moldes do coração e da casinha. Acho que ficou simpático na parede de casa!

E esta idéia? Que coisa mais linda e tocante! Bordar cenas, momentos importantes da nossa vida... Não é uma idéia fantástica?!

Ela bordou passagens da infância: cortando seu próprio cabelo!!! a vovó que lhe incutiu a idéia de que as bonecas têm sempre que ser cobertas; a diversão de ter uma irmã mais velha, enfim, quantas cenas me vieram à cabeça olhando pra isso.

Pensei numa coisa que aconteceu há bem pouco tempo: a Fada dos Dentes, envolta em seu brilho mágico, visitando o quarto do meu pequeno, segundo seu próprio relato, fiel e inquestionável, no escuro da noite, para lhe deixar umas moedinhas debaixo do travesseiro. Que bordado lindo daria... mas tem que ser artista pra valer pra bordar assim, à mão livre, não?!

17 de maio de 2008

Os conjuntinhos de tricô

E aqui estão as famigeradas luvinhas do post do mico:


A receita está no Tricô e mais tricô, repleto de coisas maravilhosas e quentinhas! Foi a que mais gostei, porque é muito, muito fácil, e a que me pareceu mais "arrumadinha" quando pronta. Algumas ficam meio molengas e sem forma definida (mas isso deve ser por causa da lã usada tb, imagino).
Usei agulhas 3,5 e a mesma lã Flocos, que vcs já devem estar fartas de ver, mas que é tão boa de trabalhar... além disso, o novelo rende muito! E o efeito mescla fica bem interessante.

Elas farão conjuntinho com estes sapatinhos:


A receita está no blog da Olívia, de onde, aliás, tenho tirado quase todas as receitas de tricô, principalmente as de bebês... E os botões, que são minha paixão, deram um toque mais modernoso, eu achei. (minha mãe passou um fio de lástex na borda, porque ficou muito aberta e frouxa; acho que sairia do pé)
Gostaria de ter feito estes tb; dizem que sapatinhos vermelhos dão sorte, sabiam?

***************************************


E este, abaixo, é o gorrinho, para outro conjunto, presente do meu sobrinho n.o 3. Ficou bem pequenininho, para recém-nascido mesmo. A receita fiz a olho:

Gorrinho para quem acabou de nascer:


Agulhas 3,5/85 pontos/ponto 1x1 (1 tricô e 1 meia).
Fiz todinho assim. Para reduzir no final, fiz 2 pontos juntos até o fim da carreira (sobrou 1, porque fiz em número ímpar...).
Depois, pelo lado direito, fiz 4 carreiras com: 2 tricô, 1 meia. Para franzir, passei um fio da lã (com uma agulha mais grossa de costura) pelas argolinhas dos pontos e puxei. Então é só costurá-lo.


Nos sapatinhos, que já estavam prontos neste post, resolvi colocar os botões tb, para que combinassem com o gorro. E lá se foi meu estoque de botõezinhos de madeira...


E vejam só a surpresa que recebi da Camila e da Geni semana passada:

O prêmio dos 10 melhores blogs!!! Que honra! Muitíssimo obrigada!!!

11 de maio de 2008

Mico em nome da arte...

Queria começar com uma pergunta:
Vocês já tricotaram, crochetaram ou bordaram em público?! Sentiram vergonha ou algo parecido?!
Eu não costumo fazer "isso" em lugares que não são "casas" propriamente, mas algumas vezes acontece... Vou contar:

Estava eu ansiosíssima pra terminar um par de luvinhas para o bebê do meu primo, que pretendo visitar no fim de semana. Pois bem, estava levando muito mais tempo do que o esperado, porque tive que desmanchar quase tudo, depois de dar um nó maluco na costura lateral e ir puxando, puxando, até desfazer quase toda a pobre luva que, detalhe, estava pronta, era só fechar!

Ou seja, queria terminá-la de qualquer maneira e como tinha que esperar meu pequenino na aula de natação, o que fiz?! Tricotei lá enquanto esperava. Eu sei, eu sei que é estranho. É uma academia. No andar de baixo tem um povo fazendo musculação. Música "meio alta" no ambiente. O pessoal pra lá e pra cá na maior agitação. E eu lá, na cadeira, tricotando. As mães do meu lado me olhavam como se eu fosse um E.T. E acho que eu parecia mesmo. Perdida ali no meio.

Tricotei umas carreiras (até que deu pra adiantar bem, valeu o mico!!!) e depois enfiei as agulhas e a lã na bolsa e parti em retirada. Foi estranho. Não fiquei à vontade. Aliás, não só pelo incômodo de me sentir olhada e julgada, mas também porque acho que trabalhos manuais combinam com um canto aconchegante, confortável, calmo.

Acho no mínimo estranho a gente sentir vergonha de fazer uma coisa que só faz bem, que não incomoda ou agride ninguém. Mas, enfim, as coisas são assim mesmo. Lembro que, bem mais nova e ainda não "iniciada" nas delícias das agulhas, eu achava bem estranho ver a mulherada fazendo crochê ou tricô no metrô. Então como achar que não vão me olhar assim também?!

Aliás, sabiam que existe o "Dia nacional de tricotar em público"? É dia 25 de agosto... Se existe dia pra tudo, por que não o de tricotar? Mas eu vou preferir mesmo o aconchego do meu lar...

Bem, o post ficou quase um romance, mas queria dividir a experiência e saber as de vocês. O que acham de contar aqui e darmos boas risadas ou chorarmos muito?!

Logo mais vou postar as luvinhas, personagens principais desta trama...
Então, até o próximo!

3 de maio de 2008

A saga dos sapatinhos de tricô

Nunca tive vontade de tricotar sapatinhos de bebê; sempre ouvi falar que era difícil e os modelinhos nunca me animaram muito... mas este ano fui tomada por uma vontade avassaladora de fazer uns pro meu sobrinho que acabou de nascer...

Mas tenho que dizer que o processo não foi lá muito simples...

Primeiro pesquisei muuuuuitos modelitos pelos blogs e encontrei uns maravilhosos, delicados, moderninhos e muito moderninhos!!!, que nem imaginava que existissem! Mas sabia que pra marinheira de primeira viagem eram muito complicados...


Então encontrei esta receita da Olivia, que é realmente muito mais fácil do que as outras porque tricota-se de uma só vez, sem ter que deixar pontos à espera.


E fiz o meu primeiro parzinho:


Achei o modelo muito bonitinhoooooo!!! Vcs não acharam?!


Adorei a experiência, apesar de não ter usado a lã que pretendia, nem a cor: peguei um novelo que eu já tinha de outros anos (Premium), porque não sabia se ia dar certo. Prudência... ou medo??!!...

Tive um probleminha na hora de fechá-lo, porque apertei muito os pontos e acabou ficando um cordão duro nas emendas e não formou a solinha... mas minha mãe já me mostrou como fechá-lo de outra maneira, indo pelas laterais dos pontos. Já apliquei a técnica no segundo par e ficou infinitamente melhor.


Enfim, a receita é nota 10 pra quem quer um parzinho de sapatos express e não quer esquentar muito os miolos... Tipo: vc acabou de saber que um pequenino nasceu e quer levar um presentinho handmade, originalíssimo, ainda no hospital. Taí: os sapatinhos da Olívia! Eu, que demoro bem pra fazer as coisas, fiz em três sentadas curtas. Um capítulo de novela, vai...


A empolgação foi tamanha que tentei fazer outros modelitchos, um pouco mais elaborados, achando que ia arrasar, que já estava dominando o negócio... mas não foi bem assim... deram errado e desmanchei tudo...


Então voltei ao plano A e comecei a fazer a mesma receita, só que com esta lã novinha, a Flocos, da Círculo:

Só que mais uma vez, por falta de experiência, fiz uma pequena besteira: a lã muito fina e as agulhas também (3,5)... resultado: ficaram minúsculos!!! não sei nem se vão servir...


A intenção é fazer um conjunto: com gorrinho e luvas. Mas essa já é uma outra história, que ficará pra outro post...

Aqui vai a receita (com as minhas anotações):

Sapatinhos de tricô muito fáceis

Agulhas 3,5/lã compatível.

Monte 35 pontos na agulha.

Faça 12 carreiras em meia dos dois lados, formando os "gominhos".

Depois destas 12, no lado direito, começam as diminuições:

1ª carr. direito: 15 meias, 2 pj em meia, 1 meia, 2 pj meia, 15 meias.

2ª carr. avesso: 14 tricô, 2pj em tricô, 1 tricô, 2 pj em tricô, 14 tricô.

3ª carr.: 13 meias, 2 pj em meia, 1 meia, 2 pj meia, 13 meias.

4ª carr.: 12 tricô, 2pj em tricô, 1 tricô, 2 pj em tricô, 12 tricô.

5ª carr.: 11 meias, 2 pj em meia, 1 meia, 2 pj meia, 11 meias.

6ª carr.: 10 meias, 2 pj em meia, 1 meia, 2 pj meia, 10 meias.

Sobram 23 pontos na agulha. No direito faça 4 carreiras em 1 X 1 e depois mais 4 carreiras em meia (direito) e tricô (avesso) para formar a voltinha.

Dicas para as principiantes (como eu):

1) Deixe os pontos mais frouxos nas últimas 4 carreiras (que formarão a voltinha), porque senão o pezinho não entra...

2) Na hora de fechar a costura, não "juntar" muito a parte de baixo (solinha), apertando demais os pontos; caso contrário, o sapatinho fica sem sola.
3) Muito melhor fazer os dois pezinhos ao mesmo tempo na agulha (dica da minha mãe, que faz isso há muitos anos). Os dois ficam exatamente iguais (fiz a experiência das duas maneiras - feitos separadamente, ficaram diferentes na hora de fazer a diminuição para arrematar - isto no meu caso, claro! se vc é experiente, tudo provavelmente ficará perfeito!)