30 de janeiro de 2008

Dado de feltro e elefantes...

Tudo bem, tudo bem, acho que me empolguei demais com os bordados nos últimos tempos e deixei de lado as outras coisas... É que fiquei fascinada com os novos riscos que consegui, com a revista japonesa que comprei; passei até algumas horas pegando dicas de bordado com a professora da minha mãe! Foi tão legal!

Mas para dar uma diversificada por aqui, pensei em colocar alguns projetos de feltro, já feitos um tempo atrás:


Este é um dado, uma das coisas que mais AMEI fazer. A confecção dele é muito simples e o resultado tão "aconchegante"...



Os moldes eu mesma fiz, a não ser pelo elefantinho e o peixe, que eram de uma colega, com quem fiz alguns móbiles certa vez. É muito fácil:
- cortei 6 quadrados de mais ou menos 15 cm cada, um de cada cor, e fui aplicando as figuras em feltro, já recortadas, com ponto caseado.
- depois de prontas as 6 faces, veio a parte um pouco mais complicada: a montagem, pois não tinha nenhum esquema desenhado. Foi minha mãe quem me ajudou, ligando um quadrado no outro com o mesmo ponto (estávamos lá na chácara, trabalhando a 4 mãos, lembra, manhê??!!).
- quase no fim, deixando um buraquinho, coloquei o enchimento, que é a manta acrílica (vendida em qualquer armarinho), e um guizo no meio dela, pra fazer o barulhinho quando o pequenino jogar... E pronto!



E o elefante apareceu de novo nesta toalhinha aqui, também para o meu sobrinho, quando ele nasceu.
Comprei várias daquelas fraldas brancas de tecido e fui recortando e aplicando alguns retalhos "gentilmente cedidos" por minha mãe.
Aliás, um aparte, já que o post resolveu enveredar para assuntos paquidérmicos: leram "Água para elefantes"? Acabo de me deliciar com ele, a leitura das minhas férias...
E já que o post foi temático, não resisti a colocar este simpático trombudo, feito por um colega artista plástico, Chris, talentosíssimo, para o meu filhote, como presente de aniversário:
É isso...

23 de janeiro de 2008

Blog também é cultura!?

E as férias acabaram. Ao menos pra mim. Adeus "posso fazer meu artesanato a hora que bem entender", Olá "trabalhe, cuide de tudo e faça seu artesanato no seu tempo livre"... Mas tudo bem, faz parte! Só não estranhem se as criações agora rarearem um pouco por este canto...

E vejam só que bacana o que aconteceu: o Linhas foi citado lá em Portugal, no blog Num dia de Março!! Que chique!! Ficou assim ó:



Fiquei muito contente!

Tem sido ótimo trocar idéias com o povo de outras paragens, porque além do papo "artesanal", tem a coisa da língua, das diferenças culturais, que eu curto muitíssimo.

De quebra, treino meu inglês, já um tanto enferrujado, e admiro o português de Portugal...

Encontrar a palavra certa numa língua que não é a de origem e ainda por cima num vocabulário específico não é muito fácil, mas está sendo utilíssimo pois assim vou desvendando com mais facilidade receitas de outras fontes...


Ou seja, se você não acreditava, blog também pode ser cultura!!!

De olhos cor do céu

Estes grandes olhos, de tão lindo azul, inspiraram-me a criar este desenho para sua camisetinha:

que ficou assim:
Usei o ponto correntinha para a nuvem, o cheio para a pipa e o ponto atrás para a rabiola e as letras.

Ainda não sei qual será a duração de tais bordados feitos em camiseta, considerando que são brancas e que serão muuuuito lavadas!!! Espero que durem bastante...




(Se quiser utilizar este desenho, ele está em "Meus moldes", aí na barra lateral!)

E ontem entreguei os mimos aos pequenos presenteados: quer dizer, um deles, meu sobrinho, ainda mora na barriga da mãe; foi para ela que entreguei a caixinha com as duas toalhas bordadas e o chocalho de feltro que mostrei num post anterior. E a camiseta foi para o fofo dos olhos azuis.

18 de janeiro de 2008

Ponto reto

Não sei se já disse o quanto ADORO ponto reto. Pois digo: A . D . O . R . O ! Acho que não há ponto mais fácil e rápido que ele...

Este babador fiz um tempo atrás para o meu afilhado. O efeito não é muito bacana? E olha que dá pra sentar e fazer em alguns minutos!

Os coloridos cata-ventos eu tirei da minha edição preferida da Revista Bordados, e que está sempre marcada em alguma página pra ser usada:

Além dela não vejo muitas opções de revista de ponto reto; uma pena!

Mas acabei de ver no site da editora Minuano várias edições só sobre esse ponto; vou procurar!!
E aqui vai o esquema pra quem quiser tentar também! (da Agulha de Ouro)



Mãos à obra!

Bordado e French Knots

Ah, que boa sensação a de terminar um projeto!!! E antes do fim do ano então? Melhor ainda! Acabei a fronha do meu filhote, só faltava fotografar.

O que constatei depois de terminar é que preciso URGENTE de um bastidor para os bordados! Eles estão ficando meio repuxados, percebem? Pois acho que é necessário esticar o tecido. Fora que acho muito charmoso bordar à moda antiga, não?



Alguém aí usa bastidor??


Acho uma beleza tudo perfeitamente esticado dessa maneira, como nestes dois trabalhos que apareceram no Feeling Stitchy (aliás, já comentei sobre este blog? http://flickrembroidery.blogspot.com/ Só vendo pra acreditar na maravilha que é!!) Os dois trabalhos mostrados são feitos em French Knots; nunca tinha visto e já estou maluca pra fazer! (descobri só agora que é nosso "nozinho francês"!!!)


E dedal? Será que alguém usa hoje em dia? Vi esta pergunta no Superziper (http://superziper.blogspot.com/) e fiquei com vontade de olhar a caixa de costura da minha avó; lembro bem que ela tem dedais; qualquer dia desses vou fuçar...

E não é que descubro que existe dedal de borracha? Parece infinitamente mais confortável! Mas claro que não tem aquele ar de vovó...
Este aqui é da Cecília, do Quilta e Borda: http://quiltaeborda.com/blog/?p=101

4 de janeiro de 2008

Mais bebês a caminho!

Estive uns dias na chácara e não há lugar melhor para que me sinta inspirada! Minhas férias só começaram agora e já bordei duas toalhinhas para mais um menininho que se juntará à família em breve: mais um sobrinho! O fato é que eu não sabia o sexo ainda quando comecei e por isso tive que escolher temas "neutros", o que pra mim é bem difícil...



Bordei um vagonite bem simplesinho nesta; pena que como a toalha já era azul, não deu pra notar bem a diferença de tonalidades das linhas. Mas ficou bem delicada:




Bordei também esta branquinha, em ponto cruz, mas com a novidade do "3/4 de ponto cruz", que eu só tinha experimentado em detalhes bem pequenos; para este motivo, que há teeeempos eu queria fazer, me faltava coragem pra enfrentar todos os contornos em "3/4", o que é bem mais trabalhoso do que o ponto cruz comum.


(tirei o gráfico de uma Agulha de ouro antiga)


Que delícia sempre ter crianças nascendo na família! São dois menininhos a caminho!

E as linhas e agulhas aqui de casa estão animadíssimas pra dar continuidade ao trabalho!!!


Pra provar minha empolgação, cheguei a São Paulo e já imprimi um molde lindo, lindo de um chocalhinho de feltro no blog Peixinhos no Sótão, que estão aqui:
http://peixinhosnosotao.blogspot.com/2006_05_01_archive.html



Pois bem, de ontem pra hoje já tenho um prontinho:


Digo "um" porque não pretendo parar... Amei a idéia! Os moldes não são uma graça?

Alterei um pouco o original na boca e no nariz porque quis uma cara mais de coelho:

Coloquei um guizo dentro da manta acrílica, pra fazer aquele barulhinho (acredito que se possa achá-los em qualquer armarinho).